NOME
*
E-MAIL
*
ATUAÇÃO
*
 
Orientações gerais aos participantes:
 
A Consulta Pública está estruturada em oito itens, só com perguntas abertas, as quais invocam percepções sobre a boa conduta do Bibliotecário, identificando convergências e divergências entre os segmentos, bem como as mensagens vinculadas ao posicionamento dos bibliotecários a respeito do Código de Ética da categoria profissional. As contribuições serão consideradas as categorias de análise apresentadas a seguir:
 
1. Visão conceitual da proposta
A partir de uma análise comparativa entre os códigos de ética do Bibliotecário e de outros profissionais, realizada para agregar valor ao texto da Comissão de Ética Profissional do CFB, a proposta ora apresentada foram incluídos conteúdos deontológicos. No texto em análise, você observou se os conteúdos contemplam com clareza essas conteúdos?
 
Resposta e sugestões
 
2. Direitos e deveres
No rol de direitos e deveres associados aos princípios e valores, individuais e coletivos, que não devem ser violados pelo profissional e pelo cidadão, há outros direitos e deveres que não foram considerados no texto?
 
Resposta e sugestões
 
3. Atribuições nas áreas de atuação
Essa nova versão contempla as atribuições previstas na legislação (leis, decretos, resoluções, etc.) que disciplinam as atividades básicas e complementares do Bibliotecário, tais como: suas responsabilidades técnica, social e política, gerenciamento de unidades, entre outras?
 
Resposta e sugestões
 
4. Condutas e práticas profissionais
Há questões técnicas e práticas vivenciadas no cotidiano profissional do Bibliotecário que não estão previstas ou detalhadas na parte das atribuições apresentada na proposta?
 
Resposta e sugestões
 
5. Infrações éticas e disciplinares
Considerando que o principal objetivo de um código de ética profissional é oportunizar aos membros da categoria a qual se destina informações sobre os princípios que orientam a boa conduta no exercício da sua profissão, indique e, se entender necessário, também comente os aspectos relacionados a esse tema que não foram contemplados na proposta apresentada.
 
Resposta e sugestões
 
6. Infrações éticas e disciplinares
O texto proposto apresenta as principais responsabilidades e deveres do Bibliotecário em suas relações e inter-relações com seus pares e outros profissionais, instituições empregadoras e entidades profissionais?
 
Resposta e sugestões
 
7. Formação e atualização profissional
Com respeito aos processos formais e informais relativos às atividades de formação e atuação profissional, você identificou a ausência de algum item considerado fundamental na proposta apresentada? Em caso positivo, poderia citá-las e comentá-las brevemente?
 
Resposta e sugestões
 
8. Papel do sistema CFB/CRBs
No texto apresentado, as questões alusivas às atribuições dos órgãos do Sistema CFB/CRBs, em termos de orientação, disciplinamento e fiscalização do exercício da profissão no Brasil, estão em sintonia com os desafios, dilemas e perspectivas mais agudos da atuação do Bibliotecário em nosso País?
 
Resposta e sugestões